O Controle de Pragas em ambientes Alimentícios
O controle de pragas em ambientes como restaurantes, bares, lanchonetes, cozinhas industriais e refeitórios deve ser rigoroso

A contaminação pode causar diversas doenças como desinterias, salmonelose e etc.
São muitos os casos de infecções intestinais no Brasil, por isso deve-se seguir à risca as medidas de prevenção e correção nos estabelecimentos de acordo com as normas estabelecidas pela ANVISA, garantindo a saúde e qualidade nos processos do seu estabelecimento.
Legislação
Nestes ambientes o controle de pragas deve abranger o estabelecimento como um todo, identificando as particularidades de cada setor e suas necessidades. Pois as pragas se estabelecem no exterior dos locais indo para o interior somente para buscar alimentos os abrigos externos podem ser esgotos, calhas elétricas, depósitos de lenhas, vegetação, entulhos e etc...
O controle de pragas nas empresas é exigido pela ANVISA através da RDC nº 216 nela é visto que:
“A área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impedir a contaminação dos alimentos causada por produtos saneantes, pela suspensão de partículas e pela formação de aerossóis. Substâncias odorizantes e ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos.”
(RDC nº 216, item 4.2.4 – 15 de setembro de 2004)
Neste item fica claro que para manutenção do controle interno dos ambientes o uso de inseticidas e raticidas é totalmente viável desde que medidas sejam tomadas para a proteção dos alimentos afim de evitar contaminações.
Condições do Ambiente
Nesses ambientes deve-se ter um controle rigoroso quanto a triagem de materiais, higienização de cada ambiente. Um ambiente aparentemente limpo com ótima infraestrutura, ainda assim não fica livre de pragas, pois a infestação pode ocorrer por caixas de papelão vindas de terceiros, de embalagens e etc.
Tratamento do Lixo
Os estabelecimentos alimentícios em geral produzem muitos resíduos em sua maioria orgânico, o que é muito atrativo para as pragas, é necessário fazer o descarte correto de cada tipo de dejetos, é necessário também deixar depósitos e dispensas sempre limpos e organizados.
Medidas Preventivas
É necessário que as medidas preventivas sejam seguidas, isso garantirá o convívio saudável em cada setor e a qualidade dos processos, veja algumas medidas para realizar em seu estabelecimento:
- Deixe todos os ambientes limpos e organizados;
- Defina recipientes diferentes para cada tipo de dejeto;
- Recolha restos de alimentos e demais detritos em recipientes adequados;
- Vede frestas de pisos, azulejos, portais e de outros locais que ofereçam condições de abrigo para pragas;
- Mantenha regularmente as áreas de preparo de alimentação rigorosamente limpas e recolha em recipientes fechados todos os resíduos de alimentos a serem aproveitados;
- Empilhe sacarias e outras embalagens em estrados com distância mínima de 20 cm do piso e afastados em 40 cm entre as pilhas e das paredes dos depósitos para permitir a inspeção do local;
- Vistorie carga e descarga de mercadorias para evitar o transporte passivo de pragas;
- Coloque telas removíveis em aberturas de aeração, entradas de condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza;
- Elimine todo acúmulo de entulhos dentro e fora do imóvel;
- Remova e não permita o acúmulo de caixa de papelão e lixos em locais inapropriados.
Realize o controle de pragas em seu estabelecimento de acordo com as normas da ANVISA, para alguns ambientes exigem o controle minimamente mensal.
Métodos de Tratamento
Os produtos utilizados para o controle de pragas devem ser regulamentados e registrados pelo Ministério da Saúde.
Quando o uso de medidas preventivas não for suficiente para o controle no estabelecimento, deve-se contratar uma empresa especializada para a realização do controle químico, a empresa deve estar devidamente legalizada, solicite a Licença de Funcionamento emitida pela Vigilância Sanitária.
Alinhamento da Equipe
Para que controle de pragas seja eficaz em todos os setores da empresa é necessário o engajamento de toda equipe, os colaboradores devem entender a importância e contribuir no dia a dia no manejo correto dos materiais e ambientes. Peça a empresa controladora materiais e medidas preventivas para o treinamento das equipes e melhor compreensão. É importante que as normas de higiene estabelecidas sejam seguidas corretamente para garantir qualidade e segurança nos processos.
Manter seu estabelecimento controlado livre de pragas garante qualidade e segurança a seus produtos, instrui e motiva seus colaboradores e gera credibilidade e confiança em seus clientes!