notícias | Control Soluções Ambientais 

Qual a diferença entre Pragas Urbanas e demais insetos e animais

Na imensidão dos ecossistemas existem pelo menos 100 espécies de seres, que vivem, coabitam e compartilham o mesmo espaço físico e para algumas delas este convívio nem sempre é amistoso, daí surge a designação Animais Sinantrópicos que são aqueles que vivem às próximos dos homens.

Qual a diferença entre Pragas Urbanas e demais insetos e animais

Na imensidão dos ecossistemas existem pelo menos 100 espécies de seres, que vivem, coabitam e compartilham o mesmo espaço físico e para algumas delas  este convívio nem sempre é amistoso, daí surge a designação Animais Sinantrópicos que são aqueles que vivem às proximos dos homens, alimentando-se e sobrevivendo das condições proporcionadas pelos humanos, embora este convívio na maioria das vezes não é harmonioso e consensual não podemos designar estes animais como Pragas Urbanas, pois não afetam a saúde das pessoas diretamente.

É muito comum nos dias de hoje uma relação com animais domésticos e isto é consensual e desejado, entretanto também implica em cuidados especiais, afinal animais domésticos atraem insetos parasitas e sugadores e isto é risco a saúde.

Para os insetos e animais serem considerados “pragas urbanas” devem estar atrelados a eles a possibilidade de risco a saúde das pessoas ou até mesmo danos ao patrimônio delas, como no caso de cupins. No caso de riscos à saúde temos as baratas, formigas, carrapatos, escorpiões, dengue, febre amarela, leishmaniose, piolhos e etc.

Também nos dias de hoje os pombos tem sido cada vez mais indesejada em nosso convívio, pois com elas está associada uma infinidade de riscos, além da sujeira que provoca ela efetivamente traz risco a saúde das pessoas, pois suas fezes estão impregnadas de bactérias que em contato com humanos podem provocar até óbitos.

Como vimos a infinidade de insetos e outros animais que vivem próximos a nós devem ser encarado com cuidados, pois alguns são bem-vindos, outros nem tanto e muitos totalmente indesejados e neste caso o que fazer para proporcionar um convívio saudável.

Felizmente o entendimento para lidar com pragas nos dias de hoje evoluiu significativamente, hoje podemos contar com opções confiáveis de Laboratórios avançados para produção de saneantes cada vez mais eficaz aliado com segurança e respeito ao meio ambiente. Temos uma rede de prestadores de serviços confiáveis também, embora tenhamos um grande número de pessoas prestando serviços de baixa qualidade e daí ser importante adotar critérios para uma escolha correta e na dúvida verifique a carteira de clientes atendidos, bem como se possui Responsável Técnico presente na empresa além de outros critérios, afinal envolve a saúde do seu ambiente e nada valerá a pena trazer mais riscos que o os riscos inerentes na presença das pragas.

De qualquer forma a presença de animais estranhos e indesejado ao convívio com humanos devem ser evitados e as soluções para um controle deve ser passado por manejo adequado, mantendo seus ambientes livres de acumulo de lixos e materiais inservíveis, manter suas estruturas edificadas devidamente conservadas, tudo para evitar atração e proliferação das pragas e por fim contar com profissionais preparados para prestar assistência quando o caso necessitar.