Fique atento aos 4 As do controle de pragas
As pragas são atraídas aos ambientes por quatro fatores: Água, alimento, abrigo e acesso.
O controle efetivo de pragas é uma junção do controle químico (que deve ser executado por uma empresa especializada) e o manejo correto do ambiente, seja residencial ou corporativo. Você deve ficar atento às condições que propiciam a proliferação e como evitá-las, são denominadas comumente como os 4 A's do controle de pragas:
Água: O primeiro cuidado que destacamos é evitar o acúmulo de água, pois ela é essencial para o desenvolvimento de todo ser inclusive as pragas como por exemplo Aedes Aegypt transmissor da Dengue, Chikungunya e febre amarela. Deixar água parada e principalmente em áreas externas impulsiona o desenvolvimento de larvas e também roedores, pombos e etc.
Dicas: As caixas de água de acordo com a ANVISA devem ser limpas a cada 06 (seis) meses, pátio e jardins acumulam água bem como garrafas, potes, pneus e vasos. Esses locais necessitam de inspeção frequente.
Alimento: Este é um tópico de muita atenção para supermercados, restaurantes e bares, restos de alimentos atraem muitas pragas. É necessário atenção frequente em cada setor e o controle por uma empresa especializada.
Dicas: Descartar corretamente os resíduos caixas de gordura devem ser limpas a cada 15 dias ou a cada 3 semanas, em residências não acumular resíduos de alimentos pelo chão ou em armários e despensas.
Abrigo: Gavetas, armários, frestas e etc., servem de abrigos para pragas, principalmente quanto mais escuro for o ambiente melhor para elas se alojarem. Nesses locais eles buscam abrigo e se reproduzem, móveis de madeira merecem atenção, pois podem servir de abrigo para cupins.
Dicas: Manter os ambientes sempre limpos e arejados, cuidado com espaços deixdos pelos móveis. Se atentar para o acúmuo de papelões e plásticos principalmente em empresas.
Acesso: Atenção para as vias de acessoque podem ser utilizadas pelas pragas: Janelas, portas, frestas, o telhado também pode servir como acesso, bem como redes de esgoto caminho da área externa para interna.
Dicas: Frestar ficar atento aos espaçamentos das telhas, móveis, janelas, tampas de esgotos e etc...