DEDETIZAÇÃO X CONTROLE DE PRAGAS
Saiba qual a melhor classificação para a atividade em nosso site, a diferença entre os dois termos com o passar dos anos
O esclarecimento sobre o termo correto se dá através da seguinte compreensão:
Controle de Pragas
O Controle de Pragas consiste na análise de cada ambiente, as deficiências e riscos de infestação de pragas. Podendo ser aplicado medidas preventivas para a prevenção de uma proliferação ou medidas corretivas caso uma infestação já tenha se instalado no ambiente. Essa primeira ação visa evitar a infestação ao invés de combater. É importante que seja analisado a acessibilidade das pragas a comida, água e abrigo. A utilização de agentes químicos para uma intervenção criteriosa e eficaz.
O Controle de Pragas visa a análise do comportamento das pragas alvo, assim é viável utilizar técnicas diferentes sem afetar os demais seres do ambiente como animais de estimação e inclusive o próprio ser humano.
Dedetização
O nome dedetização tem origem no DDT (Didoro – Difenil – Tricloroetano), um veneno muito utilizado após a Segunda Guerra Mundial hoje seu uso é proibido devido seu alto grau de toxicidade e contaminação do ambiente onde era empregado.
Com isso o nome dedetização não é mais utilizado, sendo usado em seu lugar como substituição direta os termos desinsetização ou desinfestação.