Ambientes alimentícios e controle de moscas
Ao falar de segurança alimentar em ambientes alimentícios, não tem como não mencionarmos o controle de moscas.
Ao falar de segurança alimentar em ambientes alimentícios, não tem como não mencionarmos o controle de moscas. Estes seres podem ser o “terror” de muitos estabelecimentos, por inúmeras bactérias que podem ser transmitidas. Por isso as regulamentações são tão rígidas para higiene e também as Boas Práticas para o controle do ambiente.
ELAS COSTUMAM IR ATRÁS DE ALIMENTOS EM DECOMPOSIÇÃO, PORÉM ELAS PODEM SER ATRAÍDAS POR AÇÚCARES OU FRUTAS FRESCAS!!
MAS E COMO EVITÁ-LAS?
Como as demais pragas, as moscas para se proliferar em determinado ambiente precisa dos 4 A’s são eles: Acesso, Abrigo, Água e Alimento. Tendo falta desses elementos elas saem do local, para isso é necessário a prática de medidas preventivas para evitar também prejuízos como perda de alimentos mal conservados e multas da vigilância sanitária.
As moscas podem entrar em um ambiente claro que por portas e janelas, mas nem sempre, elas podem ter acesso por rachaduras e frestas nas paredes, ralos ou até mesmo pelo sistema hidráulico. É recomendado vedar portas, janelas e ralos com telas.
COMO SÃO ATRAÍDAS PELO MAL CHEIRO, DEIXE OS ALIMENTOS BEM PROTEGIDOS!!
Confira algumas medidas de prevenção que destacamos para você:
- Mantenha o ambiente livre de restos de alimentos;
- Faça o descarte correto do lixo orgânico e demais;
- Vede frestas e rachaduras das paredes;
- Coloque telas em portas, janelas e ralos;
- Instale cortina de ar se necessário.
Outra forma de controle também, são as armadilhas luminosas e armadilhas biológicas, cada uma é indicada para ambientes específicos. Saiba mais!
Para se conseguir um controle efetivo do ambiente contra moscas muitas vezes é necessário ir além das medidas preventivas e buscar o auxílio junto à uma empresa controladora de pragas, evite o controle paliativo com inseticidas irregulares.