curiosidade | Control Soluções Ambientais 

Quais as pragas as mais perigosas?

As pragas devem ser classificadas segundo o seu grau de risco para saúde das pessoas

Quais as pragas as mais perigosas?

Entender o significado do termo praga é essencial para que possamos lidar de maneiras adequada, as pragas podem ser de natureza biológica ou do reino vegetal, mas é tudo que possa perturbar um ecossistema ou dificultar o desenvolvimento de culturas agrícolas, enfim é tudo aquilo que possa ser perigoso e nocivo aos interesses humanos.

As pragas normalmente não são seres que atacam os seres humanos de forma direta ou por vontade própria, mas o seu convívio pode ser nocivo a saúde das pessoas, se proteger das pragas é imprescindível para uma vida saudável.

As pragas devem ser classificadas segundo o grau de risco para saúde das pessoas, tem pragas que podem levar as pessoas a óbitos ou intenso desconforto por dores como no caso do escorpião e tem outras que podem ser transmissoras de doenças por ação mecânica como no caso da Barata, Formiga, Moscas e outros insetos, ou por inoculação que provocam efetivamente doenças de grau leve a gravíssimo como no caso do mosquito.

De um modo geral todas os animais ou plantas somente levam o nome de praga por ser nocivos aos humanos ou outros seres vivos, mas todos têm em comum a necessidade de controle para evitar danos a nossa saúde e devemos ter cuidados de saber sobre a biologia e a etologia (comportamento) das pragas para ser efetivo no combate.

Basicamente a classificação de mais para menos perigoso deve se levar em conta as consequências que elas provocam, afinal ninguém gostaria de ter seu bem-estar e tranquilidade em qualquer grau retirado e proteger delas é essencial para uma vida agradável.